O gás ozônio, com eficácia antimicrobiana, age diretamente na destruição de vírus, bactérias e fungos patogênicos.
É um dispositivo de esterilização de produtos não médicos que utiliza o gás ozônio com eficácia antimicrobiana para destruir vírus, bactérias e fungos patogênicos. O equipamento consta de um gerador de ozônio com capacidade de 1000mg/h e câmara de esterilização de 6 litros.
Não, conforme indicação da Anvisa, não é permitida a esterilização de dispositivos médicos na autoclave por ozônio.
De 15 a 30 minutos, podendo a tampa da câmara ser aberta após 5 minutos de finalizada a esterilização, a fim de que o catalisador de ozônio possa transformar o gás ozônio em oxigênio.
Os materiais indicados são os dispositivos de uso doméstico, como escovas de cabelo. A classificação de alguns materiais que tem afinidade com o gás ozônio são: aço inoxidável, silicone, titânio, policarbonato, poliuretano, vidro e outros.
Sim, anualmente conforme informado no manual do usuário, sendo necessário o envio do equipamento gerador de ozônio e a câmara para assistência técnica mais próxima.
O uso de dispositivo médico, como o bisturi, não é indicado pela Anvisa para autoclave por ozônio. Além disso, o uso de um material não indicado para uso com ozônio pode acarretar no deterioramento do material.